Como planejar um projeto de comunicação
Abril 2020
Abril 2020
Antes de mais nada, o que é um projeto de comunicação?
Com o crescimento da internet e das inúmeras plataformas (YouTube, Instagram, blogs, sites...), tudo pode ser um projeto de comunicação, e o planejamento é uma etapa essencial.
Aqui está um passo-a-passo genérico para construir o seu projeto de comunicação. E para exemplificar melhor, mostrarei a construção do canal Assim Assado, feito por mim, Luísa Fontenele e amigos.
1. Qual é a proposta do projeto?
Neste momento, você deve definir o que é o projeto. Pode ser vender roupas online, mostrar o seu dia-a-dia, ajudar pessoas carentes, divulgar uma marca e, nesse caso, a Luísa queria ensinar suas receitas.
2. Qual será o formato do projeto?
Cada projeto requer um formato específico, de acordo com a proposta e os objetivos. Algumas ideias requerem um site, outras um Instagram ou uma lista de transmissão no WhatsApp.
Para o Assim Assado, definimos que o melhor seria um canal do YouTube (com vídeos das receitas completas) e um Instagram para divulgação (com fotos das receitas finalizadas).
3. Referências
O próximo passo do projeto é coletar muitas referências, dessa forma é possível analisar o que já existe e como é feito "no mercado".
DICA: lembre-se de anotar ou separar aquelas referências que te agradam e estão de acordo com a proposta do projeto. Veja também o post sobre Pinterest e moodboard.
Para o Assim Assado, vimos muitos canais de culinária no YouTube, no Instagram e criamos o nosso moodboard.
4. Conceito do projeto
Com as referências feitas, agora é a hora de decidir o conceito do projeto, que envolve, a princípio, três elementos: nome, público-alvo e diferencial.
Nome: escolher um bom nome é super importante, pois é assim que as pessoas lembrarão do seu projeto. Logo, já que não é um processo fácil e rápido, sugiro fazer um brainstorm e anotar todas as ideias.
Essas foram as ideias iniciais do canal: BakedCookie, Meio-a-meio, Casadinho, 2 amores, ½, ½ assim ½ assado e então Assim Assado.
Público-alvo: para definir a abordagem do canal, é necessário determinar o seu púbico-alvo. São eles que vão consumir o seu projeto, logo tudo deve ser pensados para que lhes agrade.
'Quem gostaria de ver receitas culinárias no YouTube?' 'São pessoas jovens?' 'São estudantes?' 'São donas de casa?' 'Onde essas pessoas moram?' 'Quais receitas mais interessam?' 'São homens ou mulheres?'. Estas foram algumas das perguntas que nos fizemos para definir o público-alvo do canal.
Diferencial: independentemente do seu projeto, você tem concorrentes, logo você deve procurar o seu diferencial.
Por exemplo, existem muitos canais de culinária no YouTube; então o diferencial do Assim Assado é proporcionar vídeos de culinária equilibrada e eclética com a vivência na cozinha.
5. Identidade visual
É a partir do conceito que a identidade visual deve ser construída. Cada projeto tem demandas próprias e cabe ao designer lidar com elas.
Por se tratar de um canal de YouTube, estas foram as peças do Assim Assado:
Paleta de cores:
Tipografia: AC Compacta Script e Antonio Light.
Logos iniciais:
Logo final:
Foto de perfil:
Capa do canal:
Além disso, deve-se pensar na capa de cada vídeo, nas fotos do Instagram e nas legendas, criando um padrão e fortalecendo a identidade visual.
6. Distribuição
Em projetos que envolvem venda de produtos, é essencial pensar na logística da distribuição. Ela pode ser online (no caso de um serviço) ou física.
Não é o caso do Assim Assado.
7. Recursos necessários para execução
Antes de colocar seu projeto em prática, liste os recursos necessários. Para o Assim Assado, por exemplo, precisa-se de: câmera, programa de edição, iluminação, utensílios de cozinha e conhecimento técnico das receitas.
8. Cronograma de execução
Para projetos em redes sociais, a frequência de postagens é muito importante. Eu recomendo começar a postar quando já tiver alguns posts prontos.
O Assim Assado terá postagens duas vezes por semana e gravações todo domingo.